O álcool diminui a queima de gordura do organismo, mas com a chegada do final do ano, costuma ser difícil deixar de lado aquele drink refrescante. Para a saúde e o corpo ficarem em dia, algumas dicas são essenciais, é o que conta a nutricionista Helenice Tatewaki, do Boteco Todos os Santos – um dos mais famosos bares de música ao vivo da noite paulistana, localizado na Vila Madalena.
O álcool faz efeito no metabolismo de homens e mulheres de forma diferente, mas em ambos, altera os hormônios relacionados ao emagrecimento e ganho de músculos. “Isso ocorre porque passamos a usá-lo como fonte energética no lugar da gordura corporal”, comenta a nutricionista.
Uma das soluções para amenizar esse efeito é consumir bebidas menos calóricas e com teor alcoólico menor, como o refrescante Aperol Spritz, feito à base de espumante e Aperol combinados com água gaseificada e suco de laranja. A bebida servida em uma taça de 250mL conta com apenas 133 calorias e é uma boa opção para os que desejam se preparar para o verão. Segundo Helenice, isso acontece – principalmente – quando comparamos o Aperol Spritz com uma caipirinha tradicional de limão, que possui 300 calorias.
Uma bebida muito comentada no país atualmente é Moscow Mule, feita com vodka e suco de limão, que se enquadra na “categoria” refrescante também. “O drink que tem como característica a caneca de cobre, conta com 110 calorias e pode ficar ainda mais leve se o açúcar for substituído por outro ingrediente como o adoçante”, orienta a nutricionista.
Além dos drinks refrescantes, não devemos esquecer do consumo de água, que é a melhor aliada para manter a saúde em dia. Além disso, é capaz de diminuir drasticamente os efeitos da temida ressaca se a cada 350 mL álcool, for consumido 100 mL de água, ajudando no processamento da bebida no organismo. Para aproveitar a chegada da estação mais quente do ano, estar confortável com o próprio corpo é fundamental.